Depois que tivemos nossos filhos, depois de uns meses nossos cabelos começaram a cair demais! Por mais que a gente saiba que é normal acontecer, dá um certo desespero, pois a quantidade é bem maior do que o normal!!! A dermatologista Dra. Isabella Rezende, mais uma vez contribuiu com nosso blog e desta vez com esse tema que preocupa tanto as mamães. Aproveitem e boa leitura!
Beijos
Hoje vamos falar sobre um tema que preocupa muitas mamães: "As alterações capilares que ocorrem durante a gestação e principalmente a temível queda de cabelos do período pós parto.” O que esperar? Quais as principais mudanças que vou observar? Essa queda de cabelo é reversível? Preciso fazer algum tratamento? Essas são as principais dúvidas que ouço em meu consultório, por isso vou tentar responder aqui pra vocês!Dra Isabella Rezende Yared
Durante os 9 meses de gestação ocorre aumento de dois hormônios, estrogênio e progesterona. Esses reduzem a queda, aumentam o brilho e o volume dos cabelos, deixando os mais espessos e com aspecto saudável.
Porém, por volta do terceiro ou quarto mês após o parto, com a normalização do nível desses hormônios ocorre uma queda acentuada de cabelo, ou seja, todos os fios que não caíram durante a gestação começam a cair. Outros fatores relacionados a essa queda são a perda excessiva de peso e o próprio estresse do parto. Normalmente a mulher perde 100 fios por dia, porém no período pós parto pode chegar a 500 fios por dia!
Mas calma, nada de pânico! A boa notícia é que essas alterações normalmente são passageiras e por volta de 6 meses após o parto o cabelo volta ao normal.
Algumas medidas que recomendo para evitar e acelerar a recuperação dos fios é o uso de vitaminas durante a gestação e amamentação, essas podem ser prescritas por seu obstetra ou dermatologista. Porém, se após 6 meses do parto você ainda tiver queda acentuada está indicado o acompanhamento com dermatologista para que sejam feitos exames a fim de se investigar outras causas de queda e partir para tratamentos específicos visando fortalecimento e crescimento dos fios. Entre esses tratamentos destacam se mesoterapia capilar e laser, porém esses serão indicados pelo dermatologista de acordo com as necessidades de cada paciente.
Membro da Academia Americana de Dermatologia.CRM 132810Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
- Membro Titular da Sociedade Americana de Laser (ASLMS).
- Membro da International Academy of Cosmetic Dermatology (IACD).
Nenhum comentário:
Postar um comentário