Image Map
Image Map

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Como foi amamentar...



Gente, sempre sonhei em amamentar as minhas filhas! Além de acreditar ser algo super importante para a saúde do bebê, o vínculo e o momento de amor e doação é indescritível!!!!
Adorava aquelas mãozinhas pequeninas passeando sobre o meu colo. As trocas de olhares que eram tão sinceras e cheias de amor...
Me achava uma super mulher (quase uma Mulher Maravilha! kkk) em poder prover um alimento tão rico de amor e proteção para as minhas filhas.
Por isso, se possível, tentem amamentar os seus filhos! A dor que algumas mamães sentem, o cansaço pelas madrugadas intermináveis é totalmente recompensado! Vale muito a pena!!!
Para incentivá-las, resolvi compartilhar um pouquinho da minha experiência com cada uma das minhas filhas!
Espero ajudá-las!
Um grande beijo!

** Amamentar a Laura (minha filha mais velha):

- Tive sorte de ter tido muito leite! Procurei um banco de leite de um hospital público próximo da minha casa e doava leite para lá! Eles vinham na minha casa, traziam os potinhos para eu armazenar o leite e buscavam! Fiquei muito feliz em poder contribuir com outros recém-nascidos e mamães, que por algum motivo, não puderam amamentar.

- Meu leite desceu no quarto dia de vida da Laura. Eu já estava em casa, tive febre muito alta e meu marido, que também é médico, começou a fantasiar mil coisas... Ele foi de um processo infeccioso decorrente da cesariana até quase a morte!!! Mas como marinheiros de primeira viagem nem passou pela nossa cabeça que poderia ser apenas o leite descendo. Ele me fez ir ao laboratório, fazer alguns exames de sangue para descartar a possibilidade de qualquer infecção. Eu tenho veias excelentes, que sempre pegam de primeira, mas com a febre alta, ninguém achava nenhuma veia em mim... Tomei 300.000 picadas até conseguirem fazer o exame...

- No início meu mamilo ficou machucado, sangrou um pouco. Utilizava em algumas mamadas, o bico de silicone e após as mamadas pomadas próprias para o mamilo. Aos poucos tudo foi entrando em ordem.

** Amamentar a Luísa (minha caçulinha):

- Foi muito mais fácil por já ter passado por essa experiência!

- Meu leite desceu em 48 horas. Ainda estava no hospital! Me lembro exatamente da hora que ele desceu!

- Meu mamilo não rachou dessa vez. Mas de qualquer forma, utilizava frequentemente as pomadas de lanolina.

** Durante a amamentação das duas:

- Tomava o Chá da mamãe com tintura de algodoeiro 3 vezes ao dia (veja post aqui)

- Procurava me alimentar da melhor maneira possível e evitei ingerir leite e derivados (algumas pessoas tinham me falado que esses alimentos poderiam favorecer as cólicas no bebê - veja aqui post sobre cólicas).

- Tomava muita água durante o dia

- Tentava manter o ambiente o mais calmo possível, principalmente durante as mamadas.

- Me adaptei melhor com as conchas do que com os absorventes para seio.

- Usava somente soutien para amamentação e procurava escolher roupas que eram fácil de serem abertas na frente.

- Como tinha bastante leite, usava a bomba elétrica para me ajudar a esvaziar os seios e coletar o leite para a doação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário