Que pai ou mãe nunca se indagou se seu filho está se desenvolvendo no tempo certo?
Quando chega então no desenvolvimento da linguagem bate o desespero... "Aí ele fala super pouco! Ela só aponta para as coisas! Ele fala tudo embolado..."
Pedimos uma super ajuda para uma Fonoaudióloga especialista em Linguagem para contar um pouquinho sobre a aquisição e desenvolvimento da Linguagem e algumas dicas de como estimular o seu filho!!!
O surgimento
das primeiras palavras é motivo de grande expectativa. Quase todas nós, mães,
nos perguntamos: “quando ele vai falar? qual vai ser a primeira
palavra?” Esse é um processo natural de todas nós. Desde o início da
gravidez fazemos planos e idealizações. Ansiamos e comemoramos cada conquista,
cada aquisição do bebê.
Apesar de toda
nossa ansiedade, temos sempre que ter em mente que nenhuma aquisição acontece
isoladamente e que a criança deve sim ser olhada como um todo. Existe um
complexo processo que se inicia antes do nascimento e etapas devem ser alcançadas
antes que a criança finalmente fale.
A primeira
forma de comunicação é o choro. Através dele o bebê expressa incômodo, dor,
fome, frio e até faz manha. No início parece ser complicado, mas com o tempo
ficamos craques na interpretação e conseguimos com muita frequência compreender
o que o bebê precisa através de seu choro.
Por volta do
2º/3º mês o bebê passa a emitir sons vocálicos. Com o passar do tempo essas
emissões vão se tornando mais e mais complexas e aparecem as consoantes. Entre
o 5º e o 6º mês podemos ouvi-lo de longe, no berço ou no carrinho, “brincando”
com os sons que produz, juntando e repetindo as sílabas – é o balbucio.
A partir daí,
nos meses que se seguem, o bebê vai elaborar essas produções, experimentar,
testar, treinar as possibilidades. Ele vai precisar estar atento ao rosto
daqueles que falam com ele, compartilhar com o olhar, ouvir as musiquinhas, procurar
imitar os movimentos que fazemos com os lábios, a língua, o franzir de
sobrancelhas. Ele vai perceber que a comunicação é uma troca, que existe o
momento de fazer o som – de falar e o momento de esperar a resposta – escutar.
As primeiras
palavras com significado surgem próximo dos 12 meses. Alguns bebês o farão um
pouquinho antes e outros depois, ao redor dos 18 meses. Nessa idade eles já
batem palminhas, dão tchau, mandam beijos e pegam objetos familiares quando
pedimos. Usam uma palavra representando uma ideia/uma frase. Por isso, cada
palavra pode ter um monte de significados - bola pode querer dizer: “essa é a
bola”, “eu quero a bola”, “olhe a bola”. A cada dia a criança ampliará seu
vocabulário, adquirindo novas palavras, repetindo tudo o que ouve.
É importante
ter em mente que cada criança possui um ritmo de desenvolvimento próprio. Esses
marcos servem como referência. Comparar as crianças entre si é algo quase
inevitável, pode nos ajudar a observar mais atentamente certos comportamentos,
mas nem sempre responde as nossas dúvidas e apreensões. Nós, como mães, podemos
ficar atentas ao processo, ao fato de que os bebês e as crianças vão se
modificando, vão aprendendo e elaborando de modo diferente seu comportamento, suas
interações, sua brincadeira, a cada dia.
E o seu bebê,
quando falou as primeiras palavras?
Alessandra Amaral Araujo
Fonoaudióloga Clínica - Mestre
em Distúrbios da Comunicação pela UNIFESP
Tel. 99522.9894
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