Vocês já pararam para pensar o quanto o brincar é importante para o desenvolvimento de uma criança?!?!
Daí surgem um montão de dúvidas... Será que estou deixando realmente o meu filho brincar? Será que estou estimulando com brinquedos e brincadeiras certas para a faixa etária? E nos dias de hoje que as crianças já nascem sabendo mexer num Ipad?!?!
Para nos orientar melhor e nos dar dicas sobre o brincar, pedimos ajuda para Terapeuta Ocupacional Maria Emília Briant, do Nutie.
Aproveitem bastante para brincar muuuuito com seus filhos!
Dificuldades deste tipo nos dão uma pista de que existe um atraso no desenvolvimento das funções cognitivas como memória, atenção e linguagem e muitas dessas crianças podem ser beneficiadas com atendimento de Terapia Ocupacional. Dessa forma, nas sessões de Terapia Ocupacional a criança é estimulada a brincar e o adulto/terapeuta faz uma mediação para que ela tenha mais iniciativa e possibilidade de exploração.
Brincar é a vida da criança e a melhor forma de avaliar e acompanhar seu
desenvolvimento. Desde bebês é fundamental que o adulto ofereça atividades que
enriqueçam seu cotidiano com informações sensoriais para que aos poucos elas se
tornem agentes do seu desenvolvimento.
Brincar com grãos, água, massinhas caseiras e objetos multi sensoriais vai
ser parte fundamental para um bom desenvolvimento.
Algumas crianças apresentam dificuldades nesse processo, então
levantamos alguns sinais que nos ajudam a perceber um atraso através da
observação do brincar:
· Não demonstram interesse por brinquedos relativos à sua idade
· Reage excessivamente a toque, gosto, sons, odores.
· Baixo tônus muscular cansa-se facilmente
· Atraso nos marcos do desenvolvimento ou aquisição prematura demais
· Não gosta de atividades motoras apropriadas a idade
· Levam tudo à boca
· Jogam os brinquedos
· Tem um tempo de exploração muito curto
Dificuldades deste tipo nos dão uma pista de que existe um atraso no desenvolvimento das funções cognitivas como memória, atenção e linguagem e muitas dessas crianças podem ser beneficiadas com atendimento de Terapia Ocupacional. Dessa forma, nas sessões de Terapia Ocupacional a criança é estimulada a brincar e o adulto/terapeuta faz uma mediação para que ela tenha mais iniciativa e possibilidade de exploração.
É fundamental que os pais ofereçam atividades em casa, com poucas
opções, dando um modelo e em um espaço organizado. Brincar é a vida da criança,
é através dele que ela aprende e se desenvolve.
Um outro aspecto importante diz respeito ao processamento sensorial, a
dificuldade em receber e processar as informações sensoriais prejudica de forma
importante a interação da criança com o mundo e seu brincar. Isto afeta
diretamente sua aprendizagem. A criança deve ser capaz de explorar com as mãos,
aceitar diferentes texturas, buscar atividades e se manter nelas por um tempo
maior. Dificuldades nesse processo prejudicam seu desenvolvimento global.
Os desenvolvimentos motores e cognitivos estão ligados, dessa forma, na
TO também trabalhamos aspectos motores, uma criança que é capaz de sentar, por
exemplo, tem mais possibilidades de explorar o mundo do que uma criança que
fica deitada a maior parte do tempo. Dessa forma, o trabalho em equipe com a
fisioterapeuta e a fonoaudióloga é fundamental para potencializar o
desenvolvimento das crianças.
Maria Emília Briant
Terapeuta Ocupacional
Mestre em Ciência pela
FMUSP
Especialista em intervenção
precoce pela PUC-SP
Especialista em
Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia
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